Praticar atividade física é indispensável para uma vida saudável. Cuidar da pele de todo nosso corpo e mantê-la saudável também é importante. Mas como aliar as duas coisas sem prejudicar a saúde da nossa pele?

Vamos a algumas dicas:

Corredores – a escolha do tênis adequado é fundamental, invista nesta opção. Compre o tênis com amortecedor e um número acima do que habitualmente utiliza para evitar problemas com as unhas, como hematomas e unhas encravadas. As meias também são importantes, devem estar bem ajustadas  aos pés, ou seja, sem sobras, pois assim não ficarão emboladas dentro do tênis e ajudam a evitar as bolhas. Dica: usar meia especial tipo pé direito, pé esquerdo.

Nadadores – os cabelos sofrem muito com o cloro, pois desidratam e podem até mudar de cor, principalmente os loiros, que podem ficar esverdeados e danificados. Para amenizar o problema, a dica é aplicar um creme protetor para cabelos sem enxague antes de colocar a touca.

Esportistas em geral – é muito comum ocorrer atrito em determinadas partes do corpo  que causam verdadeiras feridas. A fricção de áreas como a parte interna das coxas, região medial dos joelhos e dobras das axilas provoca uma verdadeira assadura na região, causando muito desconforto e afastando o esportista da atividade. A solução é usar vaselina líquida que protege bem e facilita o deslizamento da pele nessas áreas.

Calçados e roupa – adoram locais quentinhos e úmidos. O famoso “pé de atleta” não deve fazer parte do seu currículo, isso é uma micose. Não é falta de higiene, é uma doença que deve ser tratada e pode ser evitada com alguns cuidados diários: os tênis devem ficar em locais ventilados antes de serem guardados.

Se você pratica atividade diariamente, deve ter dois tênis, pois devemos alternar sempre os calçados. Seque bem os pés após o banho, use pós-anti-sépticos nos pés e nos tênis diariamente, assim como chinelos de borracha durante o banho nas academias, clubes e saunas. Jogadores de futebol, não compartilhem as meias nem chuteiras, são objetos pessoais. A escolha da roupa também é importante, escolha camisetas leves e antitranspirantes (dry -fit ) ou camisetas de algodão.

Proteção solar rosto e corpo – atividade física ao ar livre é muito prazerosa, mas não se esqueça da proteção solar: use óculos escuros, bonés e não dispense o nosso amigo filtro solar. O suor excessivo dilui o filtro, portanto deve-se repassá-lo a cada 2 horas. Se você já teve a experiência de ardência nos olhos por causa do filtro, opte por um do tipo físico (filtro solar para crianças ), pois são mais potentes e não escorrem. Existem também filtros adequados para a prática esportiva.

Para o corpo, dê preferência ao filtro em aerossol, é mais prático e a aplicação é rápida, pois não precisa espalhar. Basta aplicar uniformemente nas áreas expostas: braços, pernas e pescoço. Lembre-se o FPS (fator de proteção solar) mínimo é de 30.

E agora que já sabe todas as dicas, mexa-se! Com certeza você será mais feliz e viverá mais.