Vitaminas A e C: a dupla responsável pela vida longa

Desde os povos colombianos até os dias atuais, o tomate é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde.

O tomate possui além do licopeno, substâncias benéficas como as fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina K, complexo B, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. Ele ajuda na prevenção de doenças cardíacas, prevenção de câncer, no controle da pressão arterial, na saúde do olhos, na contração muscular, no sistema imunológico, contribui para a beleza da pele e têm ação antioxidante protegendo células e órgãos.

Veja os benefícios de cada nutriente:

  • Vitaminas A e C: A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante.
  • Sódio e o magnésio: ajudam na contração muscular.
  • Cálcio: participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
  • Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
  • Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
     

O benéfico licopeno

Para completar os nutrientes do tomate, há ainda o licopeno, uma substância que dá cor ao fruto, mas que também oferece benefícios ao sistema imunológico. “O licopeno é eficiente na prevenção de algumas doenças e no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo assim o envelhecimento das células.

No cozimento aumentamos a sua absorção entre 13% a 70% devido o rompimento das paredes celulares e liberação do licopeno para as células, ou seja, o calor aumenta sua biodisponibilidade.

Portanto, o molho caseiro, sopa de tomate, omelete ou refogado ou assado com o tomate é uma ótima opção para suas refeições.

Uma dica é: Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior a quantidade de licopeno.

Boa escolha

Como em qualquer alimento, antes de comprar o tomate é importante verificar a qualidade do fruto. “Para começar, devemos observar o aspecto do fruto: cor e o odor. Deve estar firme, sem partes moles e escuras. Prefira pegar sempre os mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração dos nutrientes.

Para o preparo do molho de tomate os mais indicados são aqueles com mais polpa e menos acidez, como o tomate débora e italiano bem maduros

Apesar de ser utilizado em diversos pratos e estar presente nas feiras o ano inteiro, a melhor época para comprar o fruto fresco e com sabor mais concentrado é entre os meses de janeiro e maio. Outro fator para o qual as pessoas devem ficar atentas é com a lavagem para tirar resíduos de agrotóxico, utilizado na plantação desse alimento. O risco para a saúde não é imediato, mas os danos causados pelo consumo a longo prazo precisam ser levados em consideração.

Tomates escolhidos e lavados: é hora de guardá-los e prepará-los.

Em casa deve-se higienizar adequadamente o fruto e secá-lo antes de armazená-lo. A exposição à alta temperatura favorece o amadurecimento, o que pode diminuir o tempo de vida útil do alimento. Para o tomate maduro, o ideal é conservá-lo em geladeira na temperatura de 7 a 10º C.​

Molho de tomate industrializado

Se você não tem tempo de preparar o molho de tomate natural, uma alternativa é usar o industrializado. Mas sempre fica a dúvida de qual seria a melhor opção.

​É importante saber que o molho pronto não apresenta os mesmos benefícios por conta dos conservantes, teor elevado de açúcar e sódio na sua composição que em excesso podem ter efeitos tóxicos no organismo comprometendo assim a sua saúde.

Um dica é ver nos rótulos os produtos que possuem menos sódio e uma lista de ingredientes menor. Muitas vezes produtos de diferentes marcas podem ter composições bem variadas, sendo importante a leitura do rótulo para averiguar qual é a opção que se encaixa no que estamos buscando.

No geral, o extrato e a polpa de tomate contém muito sódio, corantes ou conservantes.

As melhores sugestões para consumo seriam o tomate pelado (enlatado), já quea  composição nutricional dele se assemelha muito à do tomate in natura ou a passata de tomate, que é feita com a polpa de tomate (mais espessa), sal e normalmente corretor de acidez. Mas claro que, sempre que possível, utilize o natural, assim você usufrui de todos os benefícios que ele pode oferecer.

Se o seu problema é a falta de tempo, uma sugestão é preparar e congelar o molho de tomate em potinhos. Estudos demonstram que ao congelar o molho você só perde a vitamina C, mas preserva o licopeno e sua vida com certeza também ficará mais prática.

Grande diversidade

Há cerca de 15 anos, bastava chegar à feira e pedir a quantidade desejada de tomate. Hoje não é tão simples assim. Segundo a Associação Brasileira de Horticultura, o Brasil produz atualmente nove tipos de tomates comestíveis. Não existe grande diferença nutricional entre as variedades do fruto.

Conheça os quatro tipos mais consumidos pelos brasileiros.

  • Santa Clara: conhecido também como híbrido do Santa Cruz ou Débora, essa é variedade mais comum e de baixo custo. Na culinária, é usado para saladas e molhos.
  • Caqui: de tamanho maior e consistência mais firme, é ideal para uso em saladas e lanches.
  • Italiano ou Saladette: de formato mais comprido, é comercializado bem maduro e utilizado principalmente em molhos.
  • Cereja: essa variedade é pequenina e ideal para saladas e aperitivos

Receitas nutritivas

Tomate recheado com cogumelos

Ingredientes

  • 1 tomate médio
  • 4 colheres de sopa de cogumelo-paris
  • 1 colher de chá de salsinha
  • ½ dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de queijo parmesão

Modo de preparo

  1. Fatiar os cogumelos.
  2. Refogar com alho, azeite e salsinha. Reservar.
  3. Retirar a tampa do tomate e extrair toda a sua polpa.
  4. Preencher a cavidade do tomate com os cogumelos.
  5. Polvilhar com queijo ralado ou farinha de rosca.
  6. Levar ao forno por 15 minutos. Servir.

Sopa creme de tomate

Ingredientes

  • 1 kg de tomates
  • 2 cenouras
  • 2 cebolas
  • 2 talos de salsão
  • 2 colheres de sopa de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal e açúcar
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  1. Fatiar as cenouras, as cebolas, os tomates e o salsão. 
  2. Refogar os ingredientes na manteiga, adicionar a água e colocar uma pitada de açúcar. 
  3. Deixe ferver por 30 minutos.
  4.  Ao final, bater a sopa no liquidificador e peneirar. 
  5. Adicionar sal a gosto.

Aperitivo de tomate com queijo branco light

Ingredientes

  • Tomates-cereja
  • Queijo branco light
  • Folhas de manjericão
  • Palitos de dente

Modo de preparo

  1. Lave os tomates e as folhas de manjericão. 
  2. Corte os tomates ao meio.
  3. Pique o queijo-de-minas em cubos. 
  4. Para montar o aperitivo, com um palitinho espete uma metade de tomate, uma folha de manjericão, um cubo de queijo, outra folha de manjericão e mais uma metade do tomate. 
  5. Repita o procedimento com todos os tomates.